fbpx

Em 2022, a Campanha Vou de Túnel completa dois anos e contabiliza avanços na luta pela ligação seca entre Santos e Guarujá. Além da população que apoia o túnel, o movimento conta com o apoio de 130 instituições que consideram urgente e necessária a ligação via túnel. O novo vídeo lançado pela campanha divulga e registra o fortalecimento da causa.
O novo conteúdo mostra universidades, sindicatos, empresas do comércio e, principalmente, do setor portuário que se juntaram à defesa da ligação seca via imersa. Nestes anos de campanha, além do crescimento do número de apoiadores, foram vários os avanços conquistados, como a qualificação do projeto do túnel dentro da Parceria Público Privada (PPI), que recentemente foi publicada no Diário Oficial da União. Além disso, as prefeituras de Santos e Guarujá declaram apoio ao projeto do túnel.

A Autoridade Portuária de Santos (SPA) garantiu que o projeto do túnel será viabilizado independentemente da desestatização do Porto de Santos, via parceria público privada, como uma concessão à parte. E neste momento, as prefeituras de Santos e Guarujá estão contribuindo para o avanço do projeto, estudando as melhores formas de inseri-lo no espaço urbano.

Desde 2020, o movimento Vou de Túnel luta em prol de uma reivindicação da população da Baixada Santista: acabar com o método ultrapassado, lento e que causa diversos transtornos na travessia Santos X Guarujá. O sonho de fazer a travessia, que hoje pode levar até duas horas, durar apenas 5 minutos, vem se tornando realidade a cada dia.

Confira o novo vídeo da campanha no Canal da Campanha Vou de Túnel no Youtube. Empresas e instituições que quiserem aderir à causa podem entrar em contato pelo link do site. E quem quiser fazer parte da evolução da mobilidade urbana e qualidade de vida da Baixada Santista pode assinar a petição online pelo site da campanha. Cada vez mais, vamos todos de túnel!