fbpx

O Portogente, um dos maios importantes portais especializados em porto do País, realiza hoje (22), às 18h, um debate sobre a viabilidade da construção do túnel como alternativa de ligação entre as cidades de Santos e de Guarujá. Dentre os participantes estão o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Fabio Lavor, o especialista em túneis Tarcísio Celestino (Professor de Engenharia da USP) e Sérgio Aquino, advogado e presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (FENOP). A mediação será feita por Fábio Magano, engenheiro consultor (Mrs. Logística),. A jornalista Marcia Costa, que vem discutindo o tema em sua coluna no Portogente, fará as perguntas.


O debate será uma boa oportunidade para ouvir o governo federal sobre a possibilidade de viabilizar o projeto do túnel. O novo projeto foi modificado no final do ano passado pela Autoridade Portuária, com redução do custo e revisão do traçado, que não prevê a promoção de desapropriações, uma das maiores críticas recebida por moradores ao projeto passado.

Segundo o engenheiro Tarcísio Celestino, a proposta de projeto atual é uma solução tanto para o porto quanto para as cidades de Santos e Guarujá, pois permite maior economia de combustível, menos trânsito na balsa, maior segurança na navegação, menor poluição, é mais moderno e tem menor impacto ambiental.

Em relação aos recursos para sua construção, há o interesse de investidores internacionais e uma possibilidade de se utilizar Green Bonds (Títulos Verdes) – títulos que são usados exclusivamente para financiar investimentos em propostas sustentáveis, são uma estratégia para captar investimentos para projetos desse tipo e vêm ganhando força no Brasil. O projeto do modal reduz a emissão de CO2 e já tem licenciamento ambiental.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube. Acompanhe: https://www.youtube.com/watch?v=vSgy-dQ0r6Q&feature=youtu.be