fbpx

Praia do Mar Casado / Foto: Prefeitura do Guarujá

O município de Guarujá aposta em investimentos em infraestrutura turística para a retomada econômica pós-pandemia. A chamada Pérola do Atlântico é o destino de pessoas de vários lugares do Brasil e da América do Sul. Por isso, contar com uma travessia ágil e eficiente entre Santos e Guarujá é fundamental. Neste contexto, o túnel ganha muito importância, com potencial também para se tornar uma grande atração turística, já que consistirá no primeiro túnel imerso a ser construído no Brasil.

O túnel imerso é a melhor alternativa para a mobilidade urbana e melhoria da qualidade de vida da população das cidades. O modal atenderá mais de 40 mil pessoas que atravessam diariamente entre Santos e Guarujá e reduzirá em 25 minutos o tempo de travessia, já que o trajeto entre as cidades passará a ser feito em menos de cinco minutos. Com a distância de apenas 1,7 km e localização estratégica, o túnel é também uma opção mais econômica e tem menor custo do que os outros projetos apresentados.


A perspectiva é que Guarujá retome suas atividades de turismo após a pandemia com força total, já que recebeu a maior parte dos R$ 3,9 milhões repassados recentemente pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para obras de infraestrutura turística das cinco cidades da Baixada Santista. A Pérola do Atlântico ficou com pouco mais de R$ 3,4 milhões. Em paralelo, Guarujá também está buscando o registro do aeródromo junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que trará muito mais turistas à região.


Durante os fins de semana, na travessia Santos-Guarujá, a fila da balsa costuma ficar lotada, com até duas horas de espera. São os moradores da região, principalmente de Santos, além de turistas de destinos variados, que se deslocam em busca das belezas das praias de Guarujá. A cidade possui 27 praias ao longo dos 22 km, várias delas paradisíacas, com trilhas selvagens, como as praias de Cheira-Limão ou Camburí, e outras mais movimentadas, como as de Tombo ou da Enseada, além das mais distantes, pouco frequentadas e de fácil acesso, como Éden e Mar Casado.

Principalmente nos meses mais quentes do ano, em momentos de lazer, turistas e moradores da Baixada Santista também transitam bastante entre Santos e Guarujá em busca de atrações como cinema, shoppings, museus, para além da praia. Com o túnel imerso, atravessar o mar será um atrativo a mais. Uma viagem prazerosa, diferente e segura, um mergulho no azul. Vamos de túnel?