fbpx

A campanha Vou de Túnel foi às ruas no último fim de semana, entre quinta e domingo, para conversar com a população sobre os benefícios do modal que vai ligar Santos a Guarujá e recolher assinaturas para a petição em prol da construção do túnel imerso entre os municípios. A campanha também realizou uma pesquisa Origem/Destino para detectar a importância do modal para a travessia. O lema do movimento, “Vou de Túnel!”, foi entoado pela população.

No total, foram mais de 2 mil assinaturas coletadas para a petição do Vou de Túnel, além da distribuição de mais de mil máscaras com a logomarca da ação. Até o momento, a petição em prol do túnel conta com cerca de 8,5 mil assinaturas e se aproxima da meta do movimento – 10 mil assinaturas. Já a pesquisa Origem Destino, ouviu quase 200 pessoas, das quais a maioria reconhece a necessidade da implantação do modal. Além de falar sobre o projeto para as pessoas abordadas, a ação buscou ouviu a opinião dos entrevistados sobre o projeto do túnel.

A Blitz Vou de Túnel concentrou-se na fila da balsa, do lado de Santos e Guarujá, na Feira Livre (Avenida Pedro Lessa), nos quiosques do CPE, no Posto de Vacinação Rebouças, nos Quiosques Canal 5 e 6, no calçadão da praia, do Canal 6 ao 7, e nas proximidades do Aquário, que foi reaberto à população. O objetivo foi conversar com as pessoas que acessam a travessia Santos-Guarujá pela balsa.

Grande parte das pessoas abordadas destacou a necessidade da implantação do modal para facilitar e agilizar a travessia entre Santos e Guarujá e acabar de vez com a centenária fila da balsa, que se intensifica nos fins de semana. Os entrevistados apontaram a importância do modal para a segurança da travessia e a diminuição do trânsito na região.

Confira alguns depoimentos:

“Eu acho ótimo, pois o projeto do túnel é mais viável. Se a pandemia permitir, eu vou de túnel”. (Cesar Maximiano Meirelles, fotógrafo e empresário, São Vicente)

“Acho que já deveria ter sido feito, a balsa é algo muito ultrapassado”. (Roberto Negri, aposentado, Santos)

“O túnel é essencial para todo mundo, tanto de Guarujá quanto de Santos, para diminuir o trânsito e acidentes, o que vai facilitar a vida de todo mundo. Com certeza eu vou de túnel”. (Marta Eduarda, auxiliar de classe, Guarujá)

“Será maravilhoso para a Baixada Santista, vai diminuir muito tempo de espera para ir daqui de Santos para o Guarujá”. (Regina Célia, feirante, Santos)

“Acho ótimo, pois acaba com a nossa luta de horas e horas de fila. Com certeza eu vou de túnel”. (Deusa Aparecida, diarista, Guarujá)

“A demora é longa para a travessia, isso tem que sair o mais rápido possível. Vamos de túnel”. (Marcos Paulo, segurança, Guarujá).