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O projeto do túnel imerso para a ligação seca entre Santos e Guarujá tem recebido grande apoio popular. A petição online a favor do modal ultrapassou a marca de 6 mil assinaturas após mais uma blitz da Campanha Vou de Túnel, realizada em Santos no último fim de semana, durante o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932.    

A ação do movimento que defende o túnel imerso como a melhor alternativa para resolver um gargalo centenário da Baixada Santista abordou mais de 2 mil pessoas, distribuiu cerca de 900 máscaras de proteção e 2,5 mil folders com detalhes sobre o projeto. Além de informar a sociedade sobre as vantagens do projeto do túnel, a iniciativa colheu novas assinaturas para a petição online e realizou uma pesquisa de origem e destino com a população com objetivo de compreender o fluxo de pessoas que utilizam a travessia Santos-Guarujá.  

As ações foram realizadas no Mercado do Peixe, na Feira Livre da Avenida dos Bancários, na Feira Livre da Delfim Moreira e no Calçadão da Praia de Santos. A blitz da Campanha Vou de Túnel seguiu todas as recomendações das autoridades de saúde no combate à COVID -19.

Segundo o porta-voz da campanha Vou de Túnel e Consultor Portuário, Eduardo Lustoza, alguns dos pontos centrais apresentados à população durante a blitz foi o avanço na questão da mobilidade urbana que o projeto do túnel imerso proporciona, além de garantir mais segurança para a travessia.

“É comum nos feriados e datas comemorativas a formação de grandes filas de turistas e moradores na travessia das balsas entre os municípios. Um problema frequente, mas que se intensificou nas últimas semanas com o acidente no atracadouro de balsas no último dia 20 de junho. O tempo médio para a viagem oscila entre 30 minutos e uma hora. Com o túnel imerso, o tempo de travessia será de apenas cinco minutos, com fluidez e mais segurança”, destaca Lustoza.

O empreendedor José Costa, conhecido em Santos como ”Zé do Coco”, destacou a importância da rápida definição do modal e início das obras. “Com certeza toda a Baixada Santista será beneficiada por esse túnel. Essa obra já deveria ter sido realizada. Vamos de túnel, já”, disse.

Campanha nas ruas

A campanha Vou de Túnel é uma iniciativa de um pool de empresas formado por mais de 60 instituições que associam a sua marca ao movimento. Os apoiadores defendem o projeto do túnel Santos/Guarujá que atenderá mais de 40 mil pessoas por dia e o trajeto entre as cidades passará a ser feito em menos de cinco minutos, além de favorecer a logística do Porto.

Com a distância de apenas 1,7 km e localização estratégica, o túnel é também uma opção mais econômica e tem menor custo do que os outros projetos apresentados. Sob o aspecto da mobilidade urbana, o projeto do túnel tem agradado a população porque permite a integração de ciclovias, conta com uma via exclusiva para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), reduzindo o tempo de deslocamento com o transporte público e proporcionando menos trânsito na balsa.

A petição online disponível no site https://voudetunel.com

Assista ao vídeo com depoimentos da população a respeito da implementação do túnel.