fbpx

Audiência pública para discutir a ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos está marcada para o próximo dia 31

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados promove no próximo dia 31 a audiência pública intitulada “Ligação seca entre Santos e Guarujá”, requerida pela deputada Rosana Valle (PSB-SP) para debater o projeto do túnel interligando as duas margens do Porto de Santos. O evento acontece às 10h e será transmitido online com participação aberta ao público.

Na lista de convidados estão o diretor de Novas Outorgas de Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fábio Lavor; o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Fernando Biral; o consultor portuário Casemiro Tércio Carvalho; o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto; o engenheiro e consultor portuário Eduardo Lustosa; o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco; o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB); e o prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB).

O evento ocorre em um momento no qual se faz cada vez mais urgente a construção de uma ligação seca eficiente, que possa garantir a operacionalidade de um porto em amplo desenvolvimento, somada à urgência de um modal que facilite a travessia Santos-Guarujá para a população local. Com os debates sobre a privatização do Porto e a proposta de um administrador privado à frente da Autoridade Portuária se responsabilizar pela construção do túnel, o sonho da ligação seca começa a se tornar realidade. Existe, ainda, o edital de chamamento para estudos sobre o projeto em andamento, publicado pela Autoridade Portuária.

A audiência é um avanço importante no debate sobre infraestrutura portuária e mobilidade pública na Baixada Santista. O evento deverá esclarecer os pontos mais importantes para a efetivação da tão aguardada obra que ligará as duas margens do Porto de Santos e facilitará a vida de milhares de pessoas que transitam diariamente entre Santos e Guarujá.

Para fortalecer esse debate, a campanha Vou de Túnel convida os apoiadores da campanha e interessados no tema a acompanharem a discussão da audiência. Para participar do debate basta acessar o link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/1919.

Já é possível enviar perguntas para a audiência pública ou votar nas que já foram feitas, bastando fazer login na página ou se cadastrar no site. As perguntas mais votadas, relacionadas ao tema em discussão, têm mais chances de serem respondidas. Quem não puder acompanhar a audiência pode assistir à gravação e ler as respostas, que permanecem disponíveis no portal e-democracia (https://edemocracia.camara.leg.br/).