A campanha Vou de Túnel realizou na última segunda-feira (16) ação no Porto de Santos, durante visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O movimento exibiu uma faixa ressaltando o valor do túnel imerso para a mobilidade regional e o porto. A ação teve a participação de dezenas de pessoas, como portuários, políticos, jornalistas e empresários, que foram ao local acompanhar a assinatura de contratos dos novos arrendamentos.
“Ponte não combina com túnel. Mobilidade urbana e portuária somente através de túnel. Vou de Túnel”. Com essa mensagem, a faixa foi exibida em frente ao terminal da VLI no período da manhã. À tarde, ficou exposta em frente ao prédio da Autoridade Portuária e, em seguida, no terminal da Eldorado, sensibilizando o público presente no Porto. Esta é mais uma ação do movimento Vou de Túnel, que tem levado às ruas de Santos e Guarujá informações sobre as vantagens da travessia entre as duas margens do Porto pelo túnel submerso.
O ministro da Infraestrutura é um defensor do projeto do túnel. Durante sua visita, Freitas reforçou a preocupação com a infraestrutura portuária, como os acessos rodoviários e ferroviários. Ele também citou que o novo modelo de desestatização vai colaborar para a melhoria dos acessos e trará modernidade em Santos. O ministro afirmou à imprensa que a implantação da travessia seca Santos-Guarujá deverá ser incorporada ao novo modelo de desestatização.
Em conversa com a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), o ministro reforçou que a possibilidade de inserir o túnel no modelo de desestatização do Porto, dentro de uma concessão, de forma a “oferecer uma boa solução logística, de mobilidade, que não atrapalhe a expansão e o desenvolvimento do Porto de Santos, que é o maior da América Latina e será o maior do Hemisfério Sul”.
A deputada destacou a importância do apoio do ministro ao projeto do túnel. “Este compromisso é muito importante, pois pode tirar do papel um sonho de décadas da nossa região. O custo do túnel é muito elevado, estimado em mais de R$ 3 bilhões, e só o investidor privado tem condições de viabilizá-lo”, afirmou Rosana Valle. A parlamentar disse que acompanhará de perto toda a tramitação do seu pedido.
O movimento Vou de Túnel busca dar fim a um problema que afeta os usuários da maior travessia de balsas do mundo, com mais de 25 mil veículos por dia, além do setor portuário e a população das cidades vizinhas. O projeto abre caminho para a realização de um sonho quase centenário aguardado por Santos, Guarujá e pela região, da concretização da ligação seca entre as duas margens do Porto.
(Com assessoria de imprensa da deputada Rosana Valle)
Sou totalmente à favor do túnel, sou de Santos mas moro no Guarujá e estamos fartos de ficarmos encurralados de um lado ou de outro .Finais de semanas de sol já provoca congestionamento, se tem neblina não se atravessa,se tem navios manobrando, na temporada de verão ,feriados prolongados então o nosso sofrimento aumenta muitas vezes as pessoas desistem de ir e vir é revoltante ,precisamos do Túnel Santos Guarujá urgente .
É isso mesmo, Roseli! O túnel irá beneficiar em muito a população. Compartilhe nossa petição e traga mais apoiadores para a causa: http://chng.it/vtQcdjgGNy