fbpx

No programa Porto & Negócios, do Santa Portal desta semana, o vereador de Praia Grande e presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Roberto Andrade e Silva (PSDB), o Betinho, conversou sobre as vantagens do projeto do túnel imerso com os vereadores de Santos e Guarujá, Marcos Libório (PSB) e Toninho Salgado (PSD), e com o consultor da campanha Vou de Túnel, Casemiro Tércio Carvalho. Segundo Betinho, a Câmara Municipal de Bertioga apresentou recentemente uma moção de apoio do túnel, nos mesmos moldes das moções já aprovadas pelas Câmaras de Santos e Guarujá.

A Uvebs realiza um amplo trabalho de discussão nas câmaras municipais da região sobre a obra da ligação seca entre os municípios. Os documentos apresentados nas câmaras municipais das nove cidades da Baixada Santista serão encaminhadas ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e demais representantes da pasta e autoridades locais.

Betinho argumenta que o tema a ligação seca é metropolitano e, para ele, ‘é preciso transcender o pensamento de porto-cidade para porto-região’. O vereador afirmou que o túnel vai ligar as cidades da Baixada, Santos e Guarujá, e promovem a empregabilidade. São Vicente e Praia Grande e Cubatão também serão beneficiadas com o projeto, que impactará de forma positiva toda a região.

“O túnel traz ganho econômico, de mobilidade urbana e também para o turismo. A obra será um novo atrativo, um ponto turístico”. Já uma ponte não iria equacionar o conjunto de necessidades da região portuária e de mobilidade urbana”, definiu.

O vereador Marcos Libório elogiou o ganho de mobilidade e sustentabilidade que o túnel trará para a região, promovendo a expansão do VLT até Guarujá. Há também a busca da expansão do VLT até Praia Grande.

O vereador Toninho Salgado destacou que o túnel vai promover o crescimento de Guarujá e da região portuária na margem esquerda, que tem grande probabilidade de expansão, ao contrário da margem direita de Santos. Além disso, haverá desenvolvimento do entorno do túnel, principalmente na região da Praça 14 Bis, onde o túnel desemboca, destacou.

Confira a reportagem completa: