fbpx

A programação do 1º Fórum Vou de Túnel de Mobilidade Urbana contará com uma série de debates importantes para esclarecer sobre as vantagens do projeto do túnel imerso para as cidades de Santos e Guarujá e para o Porto de Santos, além do desenvolvimento da região da Baixada Santista. O evento, que contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro, acontece no dia 11 de março em Santos, em formato híbrido – online e presencial.

O consultor portuário Casemiro Tércio Carvalho, porta-voz da campanha Vou de Túnel e ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos, fará uma apresentação sobre a modelagem da atualização da ligação seca por túnel: aspectos técnicos, traçado, custo estimados, benefícios socioambientais, logísticos e econômicos.

O tema sobre o impacto do túnel em portos ao redor do mundo terá como orador o prof. Tarcísio Celestino, docente da USP e engenheiro especialista em túneis. O evento vai discutir também oportunidades da mobilidade urbana da Baixada Santista com a construção do túnel e a importância da mobilidade urbana e de cidades conectadas para o cidadão. Outro debate importante vai discutir sobre a necessidade de inovação e sustentabilidade para a mobilidade de cidades inteligentes.

O debate sobre as relações entre o túnel e as cidades contará com a participação do diretor acadêmico do Mises Brasil e ex-subsecretário de Competitividade e Melhoria Regulatória da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (SEPEC/Ministério da Economia), Adriano Paranaíba, que realizou um doutorado no tema Transporte e Mobilidade. Da cidade de Santos participam o arquiteto urbanista e professor da Unisantos, José Marques Carriço, a vereadora de Santos, Audrey Kleys (PP), ex-secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, jornalista, professora e bacharel em Direito, e o professor Fabião Nunes, biólogo, ambientalista, ex-vereador e ex-secretário Municipal de Cultura e Meio Ambiente de Santos. Também integra essa discussão o porta-voz do Vou de Túnel, o consultor portuário e engenheiro Eduardo Lustoza, mestre em Engenharia Mecânica.

O evento também contará com a presença do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), João Luiz Demantova, que falará sobre a construção de um túnel na região portuária do Rio Itajaí, inspirado no projeto do túnel que ligará Santos a Guarujá.

Participam da palestra da abertura o vereador de Praia Grande e presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), Roberto Andrade e Silva (Betinho), e a deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista para o Futuro do Porto de Santos, Rosana Valle (PSB/SP).

Já estão confirmadas também as participações de painelistas que representam o Porto de Santos e o Ministério da Infraestrutura: o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (Dineg) da Autoridade Portuária, Bruno Stupello, e o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Fernando Biral. O evento será encerrado com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.